Mundo das Sementes
Product ID: 1223
Product SKU: 1223
New In stock />
Sementes de Cajá Manga  - Spondias dulcis - Árvore - Mundo das Sementes
Código: 1223

Sementes de Cajá Manga - Spondias dulcis - Árvore - Mundo das Sementes

Marca: Mundo das Sementes Disponibilidade: Disponível em 20 dias úteis Referência: SPDU

Carregando...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sementes de Cajá Manga  - Spondias dulcis - Mundo das Sementes

 

SAFRA: 2021

QUALIDADE PREMIUM (Armazenamento à frio, com umidade controlada, para manter as sementes sempre saudáveis)

MANUAL DE GERMINAÇÃO E CULTIVO INCLUSO.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE

Cajá Manga  - Spondias dulcis 

- Cajá Manga é o fruto do Cajazeiro doce (Spondias dulcis), uma árvore que alcança de 15 a 25 metros de altura e é da família Anacardiaceae, a mesma do Cajú e das Aroeiras. Embora ainda não se tenha encontrado um exemplar nativo florestal desta espécie, acredita-se que ela seja nativo da Oceania (Arquipélago da Sociedade), embora seja cultivada em todos os seguintes continentes, países e localidades: África, Antígua e Barbuda, Ásia, Austrália, Bangladesh, Brasil, Camboja, Camarões, África Central, América Central, Cook Is., Costa Rica, Costa do Marfim, África Oriental, Fiji, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Guiana , Haiti, Havaí, Índia, Indochina, Indonésia *, Costa do Marfim, Laos, Madagascar, Malásia, Nauru, Nepal, América do Norte, Pacífico *, Papua Nova Guiné *, PNG, Peru, Filipinas, Polinésia, Reunião, Samoa, Sudeste Asiático , Serra Leoa, Cingapura, Ilhas Salomão, América do Sul, Sri Lanka, Taiti, Tanzânia, Tailândia, Tonga, EUA, Vanuatu, Vietnã, África Ocidental, Índias Ocidentais.

- No Brasil, encontramos Cajazeiros em todo o território nacional, especialmente nas regiões nordeste e centro-oeste. A planta cresce melhor nos trópicos subúmidos e livres de geada, onde é encontrada desde o nível do mar até 700 metros de altitude. Ele cresce melhor em áreas onde as temperaturas diurnas anuais estão na faixa de 22-27°C, mas pode tolerar 12-35°C.

- No outono, o Cajazeiro entra em dormência, período em que todas as suas folhas mudam de cor antes de caírem no inverno. A coloração de outono muda do verde para o tom amarelo brilhante, aproximando-se do dourado (muito semelhante à cor das folhas do seu parente, Gonçalo Alves – Astronium fraxinifolium, na mesma estação). Quando dormente, a planta pode sobreviver a temperaturas de até cerca de -3°C, mas o crescimento jovem pode ser severamente danificado a 0°C.

- Os Cajazeiros não são muito exigentes com o solo, não necessitando de condições muito férteis, mas o solo deve ser bem drenado. As plantas estabelecidas são tolerantes à seca, embora possam entrar em dormência, perdendo suas folhas, quando sob estresse hídrico. As plantas podem dar frutos em apenas 4 anos a partir da semente. Em áreas onde não há estação seca prolongada, a planta pode florescer e frutificar durante todo o ano, embora em áreas de monções pronunciadas ela geralmente floresça apenas na estação seca.

- O fruto oblongo tem até 10 cm de comprimento x 8 cm de largura, e podem ser consumidos crus ou cozidos. Quando verde, a fruta é crocante e subácido. À medida que o fruto amadurece para uma cor amarela, a polpa amolece; o sabor muda e as fibras tornam-se mais perceptíveis. Os frutos maduros de cor âmbar e em forma de ameixa têm um sabor doce e levemente ácido, podendo serem usados com sucesso no preparo de sucos, drinks e licores. Já cozidos, os frutos podem ser preparados em doces, geléias e compotas. As frutas verdes são frequentemente usadas como condimento azedo em molhos, sopas, etc.. Folhas jovens podem ser comidas cruas ou cozidas no vapor, e possuem sabor agradavelmente ácido. As árvores precisam ser cultivadas em um local ensolarado, pois muito poucos frutos são produzidos quando estão na sombra.

- Existem diversos usos medicinais tradicionais dos frutos, folhas e cascas do Cajázeiro em diferentes partes do mundo. O tratamento de feridas e queimaduras é relatado em vários países. Uma infusão das folhas é usada para tratar dores de garganta e infecções na boca. A casca interna é usada para tratar tosse, febre e dores de estômago, como também para tratar feridas na boca e no corpo. A fruta é ligeiramente diurética. A fruta ralada, misturada com água, é usada para tratar a hipertensão arterial. A fruta jovem é usada para tratar problemas de estômago e para ajudar a mulher em trabalho de parto.

- Se presta ao cultivo como árvore.

 

 

FICHA TÉCNICA DA ESPÉCIE

- Nome popular: Cajá-Manga, Cajarana, Cajazeiro Doce, Cajá Doce, Taperebá do Sertão, Cajá Anão;
- Nome específico: Spondias dulcis;
- Família: Anacardiaceae; 
- Potencial de Germinação*: +/- 70%*;
- Ocorrência Natural: Arquipélago da Sociedade (Oceania), e outras localidades tropicais sub-úmidas.
- Clima: Tropical; Tropical Úmido; Subtropical, Equatorial, Semiárido (Não tolera neve e geadas quando jovem, portanto, a adaptação é desafiadora na região Sul); 
- Altura Máx: 15-25m;
- Copa (Diâmetro Máx): 10-20m;
- Espessura do Tronco (Diâmetro): 30-45cm;
- Comportamento: Caducifólia/ Decídua no Outono;
- Cor das Folhas: Verde intenso (Verão), Amarelo vibrante/dourado Outono);
- Taxa de Crescimento: Rápido (> 1m/ano);
- Florescimento: Ocorre, geralmente, na primavera, ou no fim da estação seca. Flores pequenas e discretas.
- Cor das Flores: Branco.
- Fruto: oblongo tem até 10 cm de comprimento x 8 cm de largura, e podem ser consumidos crus ou cozidos, verdes ou maduros à gosto. As árvores precisam ser cultivadas em um local ensolarado, pois muito poucos frutos são produzidos quando estão na sombra.
- Cultivo: Sol Pleno. 

 

**Fontes de Informação:

* Lorenzi, Harri. Árvores Exóticas no Brasil. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003

*Plants For a Future website.

*Teste Laboratorial de Germinação do Lote de Sementes, realizado pelo fornecedor indireto.

*Teste de Viabilidade: Método “Cut”. Realizado à cada 15 dias.

*Teste de Germinação. Realizado a cada dois meses

Resultados:  Aproximadamente 70% de Viabilidade/Germinação.

**Os Descontos incidem apenas sobre os produtos. Descontos não cumulativos entre si, nem com outros descontos e promoções do site.

 

 

 

Nota Excludente de Responsabilidade:

O Mundo das Sementes utiliza métodos exclusivos e cientificamente comprovados de armazenagem de sementes à frio, com umidade controlada, que prolongam a viabilidade das sementes por até 2 anos*. Ademais, são realizados testes quinzenais de viabilidade e testes bimestrais de germinação, tudo a fim de assegurar que o produto que estamos comercializando é da mais alta qualidade.

Atentamos que a obtenção do sucesso na germinação depende somente da habilidade de quem as cultiva, o que nos isenta de qualquer responsabilidade, quanto a erro no procedimento, sobre o qual não temos nenhum controle. Deste modo, nossa garantia e o suporte oferecidos pelo Mundo das Sementes, não cobrem plantios de sementes não realizados de acordo com os respectivos manuais de cultivo, originais do Mundo das Sementes, elaborados especificamente para cada espécie.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

O uso do Serviço de Suporte exclusivo dos clientes do Mundo das Sementes está condicionado à apresentação do respectivo número do Certificado de Autenticidade dos produtos Mundo das Sementes recebido junto com o seu pedido.

Cada Certificado de Autenticidade é vinculado única e exclusivamente ao pedido específico junto ao qual foi enviado, não sendo aplicável a outros pedidos anteriores ou posteriores, ainda que tenham sido comprados pelos meios oficiais, sites, lojas e boutiques Mundo das Sementes.

1 Pacote de Sementes (Zip); 1 Manual de Germinação e Cultivo;

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Marca: Mundo das Sementes
  • Bioma Nativo / Habitat Natural: Biomas Diversos
  • Estética: Outonal
  • Cor: Amarelo Vibrante
  • Porte: Médio - Grande
  • Utilidade: Frutífera
  • Comestibilidade: Frutas Comestíveis