Mundo das Sementes
Model: Sementes
Product ID: 1445
Product SKU: 1445
New In stock />
Sementes de Cedro Cheiroso (Verão) - Cedrela odorata - Mundo das Sementes

Sementes de Cedro Cheiroso (Verão) - Cedrela odorata - Mundo das Sementes

Lançamento

Marca: Mundo das SementesModelo:SementesDisponibilidade: Imediata Referência: CDOD

Na compra desse produto ganhe 3Pontos

A Partir de:
R$ 3,80

R$ 3,42 à vista com desconto Pix - Yapay
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sementes de Cedro Cheiroso - Cedrela odorata - Mundo das Sementes

 

SAFRA ATUALIZADA

LOTE: 2021.2.4

QUALIDADE PREMIUM (Armazenamento à frio, com umidade controlada, para manter as sementes sempre saudáveis)

MANUAL DE GERMINAÇÃO E CULTIVO INCLUSO.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE

Cedro Cheiroso - Cedrela odorata 

- O Cedro Cheiroso é uma árvore decídua, nativa de todo o território nacional, ocorrendo principalmente na floresta atlântica, e em quase toda a floresta pluvial Amazônica, mais freqüente no Sul da Bahia, no vale do rio Doce em Santa Catarina, ocorrendo também em São Paulo, no Norte do Paraná e em Mato Grosso até às fronteiras do Paraguai. Também é comum nas matas ciliares do interior do país e dos demais paises da América do Sul. É encontrado também no México, Equador, Peru e Guianas. Habita mata de terra firme, preferindo solos profundos e úmidos. No Amazonas encontra-se em solos argilosos nas terras firmes e também em solos arenosos.

- É uma árvore extremamente ornamental, em todas as estações do ano, por ser uma das poucas espécies tropicais que mostram as quatro estações do ano bem definidas, mesmo nos climas quentes tropicais, como se estivesse em climas temperados.

- Sua belíssima folhagem densa, fechada de um verde intenso, promove uma sombra fresca e encanta as pessoas no verão diante de sua majestosa copa.

- No outono, as folhas do cedro cheiroso, mudam de cor para o castanho, colorindo ruas, parques e praças.

- No inverno, seu tronco ereto com galhos tortuosos enfeita as paisagens, de forma muito semelhante à do ulmeiro americano (ulmus americana). Tanto, que nos estados unidos, onde o esta espécie de cedro é amplamente utilizado para arborização urbana, muitos habitantes confundem as duas espécies.

- Na primavera, as novas folhas de tonalidades verdes-claras e rosadas trazem um novo espetáculo, ao mostrar a copa voltar a se preencher.

- É chamada de Cedro Cheiroso por seus galhos jovens desprenderem odor semelhante a alho quando quebrados.

- Suas flores são discretamente perfumadas e bastante melíferas.

- Atraem abelhas, borboletas e beija-flores. Aliás, esta é uma característica marcante das meliáceas (espécies da família Meliaceae).

- Por seu porte grande, taxa de crescimento e desenvolvimento muito rápido, tem-se estimulado o uso do cedro cheiroso em projetos paisagísticos, de arborização urbana, ou reflorestamento, uma vez que esta espécie está ameaçada de extinção.

- O cedro cheiroso é perfeito para ornamentar calçadas sem fiação elétrica suspensa. Ótimo para ornamentar seu jardim, além de parques e avenidas, por possuir raízes inofensivas, que não danificam as calçadas nem as construções próximas. Todavia, deve ser evitado seu cultivo em ruas estreitas ou em espaços pequenos diante do seu grande porte.

 

FICHA TÉCNICA DA ESPÉCIE

- Nome popular: Cedro, Cedro-Cheiroso, Cedro-Rosa, Cedro-Vermelho, Cedro-Branco, Cedro-Batata, Cedro-do-Brejo, Cedro-Pardo, Cedro-Verdadeiro, Acujú,;

- Nome específico: Cedrela odorata;

- Família: Meliaceae; 

- Potencial de Germinação*: +/- 79%*;

- Ocorrência Natural: Em todo Brasil tropical nas formações vegetais, à exceção do cerrado. Ocorre freqüentemente na mata Atlântica e em quase toda a floresta pluvial Amazônica, mais freqüente no Sul da Bahia, no vale do rio Doce em Santa Catarina, ocorrendo também em São Paulo, no Norte do Paraná e em Mato Grosso até às fronteiras do Paraguai. Também é comum nas matas ciliares do interior do país e dos demais paises da América do Sul. É encontrado também no México, Equador, Peru e Guianas. Habita mata de terra firme, preferindo solos profundos e úmidos. No Amazonas encontra-se em solos argilosos nas terras firmes e também em solos arenosos;

- Clima: Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; Equatorial Amazônico;

- Altura Máx:  30 – 35m;

- Copa(Diâmetro Máx):  20 – 30m;

- Espessura do Tronco (Diâmetro):  90 - 150cm;

- Comportamento: Caducifólia/Decídua no Outono;

- Cor das Folhas: Verde Escuro intenso (Verão); Castanho (Outono).

- Taxa de Crescimento: Muito Rápido (>2m/ano);

- Florescimento: Discreto, ornamental e pendente. Inicia, geralmente, no verão, a partir do fim de Dezembro a Fevereiro. Flores agrupadas em panículas terminais ou distribuídas irregularmente pelos galhos. Atraem beija-flores, borboletas e abelhas.

- Cor das Flores: Esbranquiçadas.

- Fruto: Fruto cápsula elipsóide, deiscente de 3,0-4,0 cm de comprimento (esta é a principal característica diferencial da espécie afim Cedrella fissilis que é muito maior, de 4,5-8,5 cm), lenhosa, com sementes aladas, pequenas e achatadas, facilmente dispersadas pelo vento. A semente está em uma sâmara, com a expansão aliforme e papirácea para um só lado;

- Cultivo: Sol Pleno;

- Madeira: Madeira moderadamente pesada (0,40 a 0,60 g/ cm3); alburno róseo pálido diferenciado do cerne castanho rosado ou acobreado; textura média a grossa; grã direita, superfície lustrosa e com reflexos dourados; cheiro agradável característico; gosto ligeiramente amargo. Madeira resistente, fácil de trabalhar, recebendo excelente acabamento.

- Usos da Madeira: Contraplacados, marcenaria, compensados e laminados decorativos, esquadrias, obras internas, carpintaria, caixas de charutos, tábuas, embarcações leves, embalagens decorativas, molduras para quadros, modelos de fundição, obras de entalhe, artigos de escritório, instrumentos musicais, construção civil, como venezianas, rodapés, guarnições, cordões, forros, lambris; em construção naval, como acabamentos internos decorativos.

 

**Fontes de Informação:

*Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras.Vol.1.6.ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2014.

*Testes de Germinação: Resultados sinalizados na ficha técnica do produto acima.

**Os Descontos incidem apenas sobre os produtos. Descontos não cumulativos entre si, nem com outros descontos e promoções do site.

 

 

 

Nota Excludente de Responsabilidade:

O Mundo das Sementes utiliza métodos exclusivos e cientificamente comprovados de armazenagem de sementes à frio, com umidade controlada, que prolongam a viabilidade das sementes por até 2 anos*. Ademais, são realizados testes quinzenais de viabilidade e testes bimestrais de germinação, tudo a fim de assegurar que o produto que estamos comercializando é da mais alta qualidade.

Atentamos que a obtenção do sucesso na germinação depende somente da habilidade de quem as cultiva, o que nos isenta de qualquer responsabilidade, quanto a erro no procedimento, sobre o qual não temos nenhum controle. Deste modo, nossa garantia e o suporte oferecidos pelo Mundo das Sementes, não cobrem plantios de sementes não realizados de acordo com os respectivos manuais de cultivo, originais do Mundo das Sementes, elaborados especificamente para cada espécie.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

O uso do Serviço de Suporte exclusivo dos clientes do Mundo das Sementes está condicionado à apresentação do respectivo número do Certificado de Autenticidade dos produtos Mundo das Sementes recebido junto com o seu pedido.

Cada Certificado de Autenticidade é vinculado única e exclusivamente ao pedido específico junto ao qual foi enviado, não sendo aplicável a outros pedidos anteriores ou posteriores, ainda que tenham sido comprados pelos meios oficiais, sites, lojas e boutiques Mundo das Sementes.

1 Pacote de Sementes (Zip); 1 Manual de Germinação e Cultivo;

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Marca: Mundo das Sementes
  • Bioma Nativo / Habitat Natural: Mata Atlântica
  • Estética: Outonal
  • Porte: Grande
  • Utilidade: Ornamental
  • Comestibilidade: Não Comestíveis

Confira os produtos

google-site-verification=p17QTjin31uc0wiX8x8puN2u2B5C_IVOXa6rIN9xgec