Mundo das Sementes
Model: Sementes
Product ID: 1425
Product SKU: 1425
New In stock />
Sementes de Guapuruvú - Schizolobium parahyba - Mundo das Sementes

Sementes de Guapuruvú - Schizolobium parahyba - Mundo das Sementes

Destaque Lançamento

Marca: Mundo das SementesModelo:SementesDisponibilidade: Imediata Referência: SCHIPA

Na compra desse produto ganhe 7Pontos

A Partir de:
R$ 7,50

R$ 6,75 à vista com desconto Pix - Yapay
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sementes de Guapuruvú / Paricá  - Schizolobium parahyba - Mundo das Sementes

 

SAFRA ATUALIZADA

LOTE: 2021.2.4

QUALIDADE PREMIUM (Safra atualizada, armazenamento à frio, com umidade controlada, para manter as sementes sempre saudáveis).

MANUAL DE GERMINAÇÃO E CULTIVO INCLUSO.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE

Guapuruvú / Paricá  - Schizolobium parahyba

 

- O Guapuruvu (Schizolobium parahyba) é uma árvore que alcança frequentemente, mais de 30 metros de altura, pertencente a família Fabaceae - Caesalpinioideae (Leguminosae). Ela ocorre naturalmente na floresta ombrófila densa e estacional decidual. Seu tronco é retilíneo, com ramificações apenas no alto. A casca é cinzenta, com cicatrizes provocadas pela queda das folhas e lenticelas. Sua copa é alta e aberta, de pouca sombra. As inflorescências surgem de agosto a novembro, em numerosos cachos densos, eretos, de flores amarelas e muito vistosas. Os frutos amadurecem no outono e são vagens bivalvas, de forma obovada e cor parda. Cada um carrega apenas uma semente grande, lisa, oblonga e rígida, envolta por uma asa papirácea que se dispersa pelos ventos.

- O guapuruvu é uma árvore de crescimento impressionante. Ela é apropriada para jardins extensos, assim como parques e praças, modificando em poucos anos a paisagem. Além do aspecto escultural de seu caule e copa, esta bela árvore ainda nos presenteia com uma floração espetacular. Sua madeira é clara, leve e macia, prestando-se para a caixotaria, artesanato, construção civil e fabricação de canoas. Estuda-se também sua utilização como fonte de celulose. É uma espécie pioneira, indicada para recuperação inicial de áreas degradadas. Sua floração é atrativa para as abelhas.

- Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio. Planta higrófita, prefere locais úmidos como as margens dos rios e é capaz de tolerar encharcamento..

- Se presta ao cultivo como árvore.

 

 

FICHA TÉCNICA DA ESPÉCIE 

- Nome popular: Guapuruvu-da-Amazônia, Paricá-da-Amazônia, Paricá-da-Terra-Firme, Pinho-Cuiabano, Faveira, Paricá, Paricá-Grande e Bandarra, Canafista, Canafístula, Fava-Canafístula. Na Bolívia é conhecido como Cerebó e na Colômbia como tambor. Na Costa-Rica como Gavilán, no Equador como Pachaco, no México Palo-de-Judío e Palo-de-Picho e no Peru Pashaco;
- Nome comercial internacional: Guamwood;
- Nome específico: Schizolobium parahyba;
- Família: Fabaceae - Caesalpinioideae (Leguminosae); 
- Potencial de Germinação*: +/- 85%*;
- Ocorrência Natural: Ocorre em toda a Amazônia brasileira, no Peru e na Colômbia.
- Clima: Tropical; Tropical Úmido, Equatorial Amazônico (Adaptável às regiões quentes e úmidas do Brasil);
- Altura Máx: 30-40m;
- Copa (Diâmetro Máx): 10-20m;
- Espessura do Tronco (Diâmetro): 70-100cm;
- Comportamento: Caducifólia / Decídua;
- Cor das Folhas: Verde Escuro Azulado;
- Taxa de Crescimento: Rápido (> 1m/ano);
- Florescimento: Ornamental. Ocorre, geralmente, entre o fim do inverno e o início da primavera. Flores grandes agrupadas em panículas terminais distribuídas irregularmente pelos galhos. Atraem beija-flores, borboletas e abelhas.
- Cor das Flores: Amarelo.
- Fruto: Cápsulas, semelhantes a vagens, recheadas de inúmeras sementes lenhosas aladas.
- Madeira: Massa específica aparente (densidade): a madeira do paricá é leve a moderadamente densa (0,30 g/cm³ a 0,62 g/cm³) (PAULA, 1980; RODRIGUEZ ROJAS & SIBILLE MARTINA, 1996). Cor: o alburno é diferenciado do cerne, com uma zona de transição gradual. O alburno é de cor creme-amarelado e o cerne é de cor marrom-claro. Características gerais: lustre ou brilho mediano, grã algo entrecruzada, textura grossa a média, aparência pouco definida, com linhas verticais (RODRIGUEZ ROJAS & SIBILLE MARTINA, 1996). Durabilidade natural: Suscetível ao ataque biológico, sendo recomendada a ser preservada. Trabalhabilidade: madeira fácil de ser trabalhada. Madeira serrada e roliça: essa espécie é bastante utilizada na produção de lâminas médias ou miolo de compensados, brinquedos, caixotaria leve, portas e parquete. No Pará, são produzidas chapas de compensados de alta qualidade e uniformidade, que são exportadas principalmente para os Estados Unidos, conquistando a preferência dos importadores. Energia: produz lenha de qualidade razoável. Celulose e papel: Espécie promissora, destacando-se por seu fácil branqueamento e as excelentes resistências obtidas com o papel branqueado. Apresenta alto teor de lignina (34,70 %), mas pode ser facilmente deslignificada. Sua madeira é utilizada para laminação em Mato Grosso e Rondônia.

- Informações complementares: A cultura do Paricá vem despertando interesse entre produtores rurais e madeireiros devido ao valor comercial da madeira à possibilidade de produção de laminados de excelente qualidade, como também pelo crescimento rápido da espécie, principalmente nos primeiros anos. Devido a estes fatores, têm sido constatados plantios homogêneos nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia. Esta espécie é recomendada, também, para restauração de ambientes ripários em locais não sujeitos a inundação.

- Cultivo: Sol Pleno. 

 

**Fontes de Informação:

* Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras. Vol 1. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2001.

*Teste Laboratorial de Germinação do Lote de Sementes, realizado pelo fornecedor indireto.

*Teste de Viabilidade: Método “Cut”. Realizado à cada 15 dias.

*Teste de Germinação. Realizado a cada dois meses

Resultados sinalizados na ficha técnica acima.

**Os Descontos incidem apenas sobre os produtos. Descontos não cumulativos entre si, nem com outros descontos e promoções do site.

 

 

 

Nota Excludente de Responsabilidade:

O Mundo das Sementes utiliza métodos exclusivos e cientificamente comprovados de armazenagem de sementes à frio, com umidade controlada, que prolongam a viabilidade das sementes por até 2 anos*. Ademais, são realizados testes quinzenais de viabilidade e testes bimestrais de germinação, tudo a fim de assegurar que o produto que estamos comercializando é da mais alta qualidade.

Atentamos que a obtenção do sucesso na germinação depende somente da habilidade de quem as cultiva, o que nos isenta de qualquer responsabilidade, quanto a erro no procedimento, sobre o qual não temos nenhum controle. Deste modo, nossa garantia e o suporte oferecidos pelo Mundo das Sementes, não cobrem plantios de sementes não realizados de acordo com os respectivos manuais de cultivo, originais do Mundo das Sementes, elaborados especificamente para cada espécie.

O uso do Serviço de Suporte exclusivo dos clientes do Mundo das Sementes está condicionado à apresentação do respectivo número do Certificado de Autenticidade dos produtos Mundo das Sementes recebido junto com o seu pedido.

Cada Certificado de Autenticidade é vinculado única e exclusivamente ao pedido específico junto ao qual foi enviado, não sendo aplicável a outros pedidos anteriores ou posteriores, ainda que tenham sido comprados pelos meios oficiais, sites, lojas e boutiques Mundo das Sementes.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

1 Pacote de Sementes (Zip);
1 Manual de Germinação e Cultivo

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Marca: Mundo das Sementes
  • Bioma Nativo / Habitat Natural: Floresta Tropical
  • Cor: Amarelo
  • Utilidade: Ornamental

Confira os produtos

google-site-verification=p17QTjin31uc0wiX8x8puN2u2B5C_IVOXa6rIN9xgec