Mundo das Sementes
Model: Sementes
Product ID: 1513
Product SKU: 1513
New In stock />
Sementes de Jatobá da Mata - Hymenaea Courbaril - Atacado Por Peso - Mundo das Sementes

Sementes de Jatobá da Mata - Hymenaea Courbaril - Atacado Por Peso - Mundo das Sementes

Lançamento

Marca: Mundo das SementesModelo:SementesDisponibilidade: Imediata Referência: HYCO

Na compra desse produto ganhe 12Pontos

A Partir de:
R$ 12,00

R$ 10,80 à vista com desconto Pix - Yapay
Simulador de Frete
- Calcular frete

SEMENTES DE JATOBÁ DA MATA / JATAÍ – Hymenaea courbaril – MUNDO DAS SEMENTES®

 

SAFRA ATUALIZADA

LOTE: 2022.1.4

QUALIDADE PREMIUM (Armazenamento à frio, com umidade controlada, para manter as sementes sempre saudáveis)

MANUAL DE GERMINAÇÃO E CULTIVO INCLUSO.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE

Jatobá Da Mata / Jataí – Hymenaea courbaril

- É uma árvore de grande porte que ocorre principalmente em floresta primária de terra firme e várzea alta, com freqüência em solos argilosos e solos pobres. Dentre as espécies de Hymenaea que ocorrem na Amazônia, H. courbaril se destaca por atingir a maior altura e diâmetro.

- Esta espécie tem mais nomes vulgares que qualquer outra árvore brasileira, com mais de 90 registros. Os nomes jatobá e jutaí têm sido usados para todas as espécies de Hymenaea. Sendo que o nome jutaí é mais associado a H. parviflora. Já o uso de nomes vulgares para outras espécies de Hymenaea que ocorrem na Amazônia não é consistente.

- Hymenaea courbaril ocorre do México ao sul do Brasil. São reconhecidas sete variedades, das quais H. courbaril var. courbaril ocorre nas florestas de toda bacia amazônica, enquanto H. courbaril var. subsessilis se limita a áreas mais arenosas, como praias e campinas na Amazônia central.

- As flores são polinizadas por morcegos do gênero Glossophaga.

- Os frutos maduros são muito apreciados pelos roedores, aves e macacos, que, ao quebrarem os frutos, liberam as sementes, as quais muitas vezes germinam ainda dentro dos frutos.

- O produto mais comercializado do jatobá é a madeira, utilizada para móveis e construções externas. Os indígenas a usam para a confecção de canoas. A casca é utilizada na medicina popular para tratar gripe, cistite, bronquite, infecções da bexiga, e vermífugo.

- A resina que sai da casca quando cortada, entrando em contato com o oxigênio, transforma-se em fragmentos vítreos amareloclaros translúcidos chamados jutaicica (ou copal-da-América), sendo usado como verniz vegetal, combustível, incenso, para o polimento, e como impermeabilizador.

- A polpa do fruto é utilizada para fazer farinha.

- A casca, quando cortada, libera uma resina escassa. Segundo os trabalhadores da mata, quem bebe esta resina, fica embriagado.

- A casca de H. courbaril é geralmente bege a cinza, mas às vezes marrom-clara. Geralmente apresenta estrias finas e superficiais, mas eventualmente podem ser vistas nas outras espécies. Algumas vezes, também aparecem lenticelas salientes ao longo do tronco.

- A casca morta é fina, mas a casca viva é geralmente bem grossa, vermelho-escura com pontuações brancas ou amarelas. Depois de alguns minutos de cortada, a casca fica rosada (sofre oxidação). Do alburno sai uma resina escassa, transparente. O alburno é branco-amarelado. Ao corte, a casca de H. courbaril é mole, de fácil corte, enquanto das outras espécies é mais dura.

- A base do tronco é digitada em indivíduos jovens. Em árvores maiores, as raízes aumentam tornando-se superficiais e longas, mas nunca formam sapopemas do tipo raízes tabulares.

- As folhas são compostas de dois folíolos (bilobadas ou bifolioladas). coriáceos e falcados (em forma de foice); sem tricomas (pêlos) ou com tricomas discretos na face abaxial e na nervura central, medindo entre 6 e 1Ocm de comprimento.

- Flor com cálice campanulado formado por 4 sépalas fortemente unidas na base. Corola formada de 5 pétalas obovadas, brancas a cremes.

- O fruto é um legume achatado e elipisóide, indeiscente, de cor verde quando imaturo, marrom-escuro quando maduro e preto quando velho. Mede de 5 a 15 cm de comprimento, sendo geralmente maior que o fruto das outras espécies de Hymenaea. O exocarpo é muito duro. Assim, quando maduro, o fruto cai inteiro no chão.

- Madeira muito pesada; cerne vermelho a marrom-claro, apresentando, às vezes, manchas escuras; grã irregular, textura média, recebendo bom acabamento; cheiro imperceptível. Poros (vasos) visíveis aolho nu.difusos, médios, poucos, solitários (69%), múltiplos de 2 (22%), e múltiplos de 3 a 6 poros (9%), sendo alguns obstruídos por tilos; secção arredondada; linhas vasculares visíveis a olho nu, altas e retas; placas de perfuração simples; pontoações intervasculares opostas (mais freqüentes), ocorrendo também alternas, poligonais, inclusas e guarnecidas; pontoações raio-vasculares semelhantes às intervasculares. Fibras libriformes, não septadas e espessas. Parênquima axial bem visível a olho nu, aliforme losangular, e em faixas marginais. Raios naface transversal,distintos apenas sob lente, homogêneos, predominantemente tetrasseriados e não estratificados, finos, poucos e regularmente espaçados. Cristais do tipo rombóides em câmara nas células do parênquima axial. Camadas de crescimento bem demarcadas pelas faixas de parênquima marginal.

Fonte: Embrapa Amazônia Oriental.2004.Espécies Arbóreas da Amazônia. N° 8: Jatobá, Hymenaea courbaril.

 

 

FICHA TÉCNICA DA ESPÉCIE 

- NOME POPULAR: Jatobá, Jataí, Jataí-Amarelo, Jataí-Peba, Jitái, Jataí-Vermelho, Farinheira, Jataíba, Burandã, Imbiúva, Jatobá-Miúdo, Jatobá da Caatinga;
- NOME ESPECÍFICO: Hymenaea coubaril var. stilbocarpa;
- FAMÍLIA: Fabaceae - Caesalpinioideae; 
- POTENCIAL DE GERMINAÇÃO*: +/- 50%*;
- OCORRÊNCIA NATURAL: Piauí até o norte do Paraná, na floresta semidecídua tanto em solos de alta como em média fertilidade (Caatinga, Cerrado e Cerradões);
- CLIMA: Tropical, Tropical Úmido, Semiárido, Subtropical; 
- ALTURA MÁX: 15-20m;
- COPA (DIÂMETRO MÁX): 7-12m;
- ESPESSURA DO TRONCO (DIÂMETRO): 70-100cm;
- COMPORTAMENTO: Semidecídua;
- COR DAS FOLHAS: Verde brilhante;
- TAXA DE CRESCIMENTO: Lento (<40cm/ano);
- FLORESCIMENTO: Discreto, flores surgem em racemos terminais.
- COR DAS FLORES: Brancas.
- FRUTO: Fruto legume indeiscente, sublenhoso, marrom, com 2 a 4 sementes duras envolta por uma polpa farinácea, de cor amarela, adocicado e de forte odor.
- MADEIRA: Muito pesada (densidade 0,96g/cm³.) Muito dura ao corte, de média resistência ao ataque de insetos xilófagos sob condições naturais, alburno branco amarelado, espesso e nitidamente diferenciado do cerne. Cerne vermelho a marrom-claro, apresentando, às vezes, manchas escuras; grã irregular, textura média, recebendo bom acabamento; cheiro imperceptível. Poros (vasos) visíveis aolho nu.difusos, médios, poucos, solitários (69%), múltiplos de 2 (22%), e múltiplos de 3 a 6 poros (9%), sendo alguns obstruídos por tilos; secção arredondada; linhas vasculares visíveis a olho nu, altas e retas; placas de perfuração simples; pontoações intervasculares opostas (mais freqüentes), ocorrendo também alternas, poligonais, inclusas e guarnecidas; pontoações raio-vasculares semelhantes às intervasculares. Fibras libriformes, não septadas e espessas. Parênquima axial bem visível a olho nu, aliforme losangular, e em faixas marginais. Raios naface transversal,distintos apenas sob lente, homogêneos, predominantemente tetrasseriados e não estratificados, finos, poucos e regularmente espaçados. Cristais do tipo rombóides em câmara nas células do parênquima axial. Camadas de crescimento bem demarcadas pelas faixas de parênquima marginal.
- CULTIVO: Sol Pleno. 

 

**Fontes de Informação:

* Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras.Vol.1. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
* Embrapa Amazônia Oriental.2004.Espécies Arbóreas da Amazônia. N° 8: Jatobá, Hymenaea courbaril.

*Teste Laboratorial de Germinação do Lote de Sementes, realizado pelo fornecedor indireto.

*Teste de Viabilidade: Método “Cut”. Realizado à cada 15 dias.

*Teste de Germinação. Realizado a cada dois meses

Resultados sinalizados na ficha técnica do produto.

**Os Descontos incidem apenas sobre os produtos.

Descontos não cumulativos entre si, nem com outros descontos e promoções do site.

 

 

 

Nota Excludente de Responsabilidade:

O Mundo das Sementes utiliza métodos exclusivos e cientificamente comprovados de armazenagem de sementes à frio, com umidade controlada, que prolongam a viabilidade das sementes por até 2 anos*. Ademais, são realizados testes quinzenais de viabilidade e testes bimestrais de germinação, tudo a fim de assegurar que o produto que estamos comercializando é da mais alta qualidade.

Atentamos que a obtenção do sucesso na germinação depende somente da habilidade de quem as cultiva, o que nos isenta de qualquer responsabilidade, quanto a erro no procedimento, sobre o qual não temos nenhum controle. Deste modo, nossa garantia e o suporte oferecidos pelo Mundo das Sementes, não cobrem plantios de sementes não realizados de acordo com os respectivos manuais de cultivo, originais do Mundo das Sementes, elaborados especificamente para cada espécie.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

O uso do Serviço de Suporte exclusivo dos clientes do Mundo das Sementes está condicionado à apresentação do respectivo número do Certificado de Autenticidade dos produtos Mundo das Sementes recebido junto com o seu pedido.

Cada Certificado de Autenticidade é vinculado única e exclusivamente ao pedido específico junto ao qual foi enviado, não sendo aplicável a outros pedidos anteriores ou posteriores, ainda que tenham sido comprados pelos meios oficiais, sites, lojas e boutiques Mundo das Sementes.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos

    google-site-verification=p17QTjin31uc0wiX8x8puN2u2B5C_IVOXa6rIN9xgec