Mundo das Sementes
Model: Sementes
Product ID: 1453
Product SKU: 1453
New In stock />
Sementes de Palmeira Rabo de Peixe - Caryota mitis - Mundo das Sementes

Sementes de Palmeira Rabo de Peixe - Caryota mitis - Mundo das Sementes

Lançamento

Marca: Mundo das SementesModelo:SementesDisponibilidade: Imediata Referência: CAMI

Na compra desse produto ganhe 2Pontos

A Partir de:
R$ 2,50

R$ 2,25 à vista com desconto Pix - Yapay
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sementes de Palmeira Rabo de Peixe – Caryota mitis - Mundo das Sementes

 

SAFRA ATUALIZADA

LOTE: 2021.2.8

QUALIDADE PREMIUM (Armazenamento à frio, com umidade controlada, para manter as sementes sempre saudáveis)

MANUAL DE GERMINAÇÃO E CULTIVO INCLUSO.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE

Palmeira Rabo de Peixe – Caryota mitis  

- A Palmeira Rabo de Peixe é uma belíssima palmeira nativa da Ásia, principalmente na Malásia, Índia, Sudeste Asiático. Adaptou-se bem às regiões tropicais e subtropicais do Brasil. Prefere solos bem drenados e também tolera climas temperados quentes. É resistente a pleno sol, contudo também tolera a meia-sombra na fase jovem, podendo ser cultivada em vasos em varandas e pequenos terraços e jardins de inverno enquanto jovem.

- É uma espécie extremamente ornamental por causa dos seus troncos múltiplos, anelados, formando touceira.  E suas folhas bipinadas, com pinas na forma de cunha e ápice denteado, lembrando caudas de peixes. Menos frequentemente pode ocorrer com apenas um estipe.

- Desprovida de palmito, cada estipe atinge cerca de 15 cm de diâmetro e touceiras bem fechadas, de até 10 metros de altura quando adulta.

- Na idade adulta, quando plantada em local definitivo, sua belíssima folhagem densa, fechada de um verde intenso, promove uma sombra fresca e encanta as pessoas no verão diante de sua majestosa copa.

- Floresce consecutivamente, a partir dos 15 anos de idade, despontando a primeira inflorescência do topo da planta, a partir das axilas foliares, e cada nova inflorescência surge mais abaixo, descendo até chegar próximo ao chão. As inflorescências são do tipo panícula, com flores bissexuais de cor verde a creme. Os frutos que se seguem são globosos, e adquirem a cor vermelha e posteriormente preta, quando maduros, com cristais de oxalato de cálcio em sua superfície, o que faz desta espécie um verdadeiro espetáculo ornamental.

- Ao final do longo período reprodutivo, que pode durar alguns anos ainda, o caule que frutificou morre. No entanto, como se trata de uma palmeira entouceirada, a planta permanece viva, se renovando a cada nova brotação lateral.

- De crescimento moderado a rápido, temos aqui uma planta com porte médio e muitas funções paisagísticas. No jardim, pode ser utilizada como ponto focal ou pano de fundo, como palmeira solitária ou em touceiras, servindo também para realçar e suavizar construções. Sua impressionante e diferente folhagem é muito atraente, dando um toque tropical, exótico e sofisticado ao mesmo tempo.

- Por ser densamente entouceirada também presta-se como cerca-viva, com efeito não somente decorativo, mas barrando barulhos, poluição ou a visão. As plantas jovens são perfeitas como plantas envasadas, decorando ambientes internos, pátios e varandas em residências ou salas comercias, shoppings, etc. É de baixa manutenção, que consiste em adubações semestrais e na remoção da folhagem velha e danificada. Os caules mortos também devem ser removidos, mas é uma tarefa para cada década ou mais.

- Na primavera, as novas folhas de tonalidades verdes-claras trazem um novo espetáculo, fazendo contraste com as folhas escuras, mais antigas.

- Nos países de origem, a palmeira-rabo-de-peixe tem muitas utilizações tradicionais. As folhas bem jovens podem ser aproveitados como verdura, de sabor picante, geralmente cozidas e servidas com arroz. Do tronco se extrai um tipo de amido, que pode ser aproveitado como sagu. A seiva colhida das inflorescências é um rico xarope, que pode ser aproveitado para produzir açúcar e bebidas alcoólicas. Da palmeira também se extrai fibras que são aproveitadas na confecção de mobiliário, artesanato, etc.

- Esta palmeira prefere locais de meia sombra ou até mesmo sombra clara, no entanto, em climas úmidos, ela vegeta também sob sol pleno. As mudas jovens, entretanto devem ser protegidas do sol intenso, que pode atrasar o crescimento e prejudicar a beleza das folhas, que ficam amarelas e com pontos marrons. É bastante rústica e não tem muita preferência quanto ao tipo de solo, desde que seja drenável, mas responde bem ao uso de fertilizantes, orgânicos e químicos, principalmente os nitrogenados, que contribuem para o rápido crescimento e uma cor verde brilhante e vívida.

- É interessante irrigar a planta nos primeiros anos de plantio no local definitivo, evitando que o solo seque completamente entre as regas ou chuvas. Não tolera períodos de estiagem prolongada. Prefere clima tropical, mas é capaz de tolerar geadas leves.

- Por seu porte grande, taxa de crescimento e desenvolvimento muito rápido, tem-se estimulado o uso do cedro cheiroso em projetos paisagísticos, e de arborização de parques, praças.

- ATENÇÃO: A POLPA DOS FRUTOS É ALTAMENTE VENENOSA. A MANIPULAÇÃO DOS FRUTOS OU SEMENTES SEM LUVAS PODE CAUSAR IRRITAÇÕES. USE LUVAS PARA REALIZAR O PLANTIO!

 

 

FICHA TÉCNICA DA ESPÉCIE

- Nome popular: Palmeira-Rabo-de-Peixe, Cariota-de-Touceira;

- Nome específico: Caryota mitis;

- Família: Arecaceae; 

- Potencial de Germinação*: +/- 70%*;

- Ocorrência Natural: Malásia, Índia, Sudeste Asiático;

- Clima: Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; Equatorial Amazônico;

- Altura Máx:  5 - 10m;

- Copa(Diâmetro Máx):  2 – 5m;

- Espessura do Tronco (Diâmetro):  5 - 15cm;

- Comportamento: Perenifólia;

- Cor das Folhas: Verde intenso (Folhas antigas), Verde Claro (Folhas novas);

- Taxa de Crescimento: Depois de germinada, Muito Rápido (>1,5m/ano);

- Florescimento: Discreto, ornamental e pendente. Flores agrupadas em panículas axilares.

- Cor das Flores: Verde-esbranquiçadas.

- Fruto: Frutos globosos, de superfície lisa, com cristais de oxalato de cálcio, posteriormente avermelhados e finalmente pretos;

- Cultivo: Sol Pleno ou meia sombra, quando jovem.

 

 

**Fontes de Informação:

*Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras.Vol.1.6.ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2014.

*Jardineiro net

*Testes de Germinação: Resultados sinalizados na ficha técnica do produto acima.

**Os Descontos incidem apenas sobre os produtos. Descontos não cumulativos entre si, nem com outros descontos e promoções do site.

 

 

 

Nota Excludente de Responsabilidade:

O Mundo das Sementes utiliza métodos exclusivos e cientificamente comprovados de armazenagem de sementes à frio, com umidade controlada, que prolongam a viabilidade das sementes por até 2 anos*. Ademais, são realizados testes quinzenais de viabilidade e testes bimestrais de germinação, tudo a fim de assegurar que o produto que estamos comercializando é da mais alta qualidade.

Atentamos que a obtenção do sucesso na germinação depende somente da habilidade de quem as cultiva, o que nos isenta de qualquer responsabilidade, quanto a erro no procedimento, sobre o qual não temos nenhum controle. Deste modo, nossa garantia e o suporte oferecidos pelo Mundo das Sementes, não cobrem plantios de sementes não realizados de acordo com os respectivos manuais de cultivo, originais do Mundo das Sementes, elaborados especificamente para cada espécie.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

O uso do Serviço de Suporte exclusivo dos clientes do Mundo das Sementes está condicionado à apresentação do respectivo número do Certificado de Autenticidade dos produtos Mundo das Sementes recebido junto com o seu pedido.

Cada Certificado de Autenticidade é vinculado única e exclusivamente ao pedido específico junto ao qual foi enviado, não sendo aplicável a outros pedidos anteriores ou posteriores, ainda que tenham sido comprados pelos meios oficiais, sites, lojas e boutiques Mundo das Sementes.

1 Pacote de Sementes (Zip); 1 Manual de Germinação e Cultivo;

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Cor: Verde
  • Marca: Mundo das Sementes
  • Porte: Médio
  • Utilidade: Ornamental
  • Bioma Nativo / Habitat Natural: Biomas Diversos
  • Comestibilidade: Não Comestíveis

Confira os produtos

google-site-verification=p17QTjin31uc0wiX8x8puN2u2B5C_IVOXa6rIN9xgec