Mundo das Sementes
Model: Sementes
Product ID: 1471
Product SKU: 1471
New In stock />
Sementes de Palmeira Imperial - Roystonea oleracea - Mundo das Sementes

Sementes de Palmeira Imperial - Roystonea oleracea - Mundo das Sementes

Marca: Mundo das SementesModelo:SementesDisponibilidade: Imediata Referência: ROYL

Na compra desse produto ganhe 1Pontos
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sementes de Palmeira Imperial – Roystonea oleracea - Mundo Das Sementes®

 

SAFRA ATUALIZADA

LOTE: 2021.2.11

QUALIDADE PREMIUM (Armazenamento à frio, com umidade controlada, para manter as sementes sempre saudáveis)

MANUAL DE GERMINAÇÃO E CULTIVO INCLUSO.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE

Palmeira Imperial – Roystonea oleracea

- A palmeira-imperial, também chamada de palmeira-real-brasileira é uma espécie de palmeira monóica, originária das Antilhas, em áreas litorâneas baixas e úmidas, norte da Venezuela e nordeste da Colômbia, em mata ciliar. Embora se trate de uma espécie exótica, tomou este nome devido a Palma Mater, a primeira Palmeira Imperial introduzida no Brasil, ter sido plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro por Sua Alteza Real, Dom João VI, em 1809. Esta palmeira específica foi presenteada ao príncipe por um dos sobreviventes de uma fragata, o oficial da Armada Real Luís Vieira e Silva. A Palma Mater, também é assim chamada, por ser a única ascendente originária, de todas as palmeiras imperiais cultivadas no Brasil até hoje.    

- Trata-se de um espécime solitário e imponente, muito robusto e de grande porte, que alcança entre 30 e 40 metros de altura. As suas folhas têm de 3 a 5 metros de comprimento, e são pinadas, com folíolos arqueados e inseridos no mesmo plano.

- Seu estipe (tronco) é de cor cinza claro, liso, uniformemente cilíndrico, apenas um pouco mais engrossado na base e com diâmetro entre 40 e 60 centímetros. A coroa é arredondada, com aproximadamente vinte folhas dispostas de forma ereta ou horizontalmente, o que permite visualizar o palmito recoberto pelas bainhas à distância.

- A inflorescência (grupo de flores) surge na base do palmito, na primavera, em cachos longos, de até 1,5 metros de comprimento, com flores masculinas e femininas, de cor branco-amarelada. Os frutos são drupas oblongas, de cor roxa a preta quando maduros. Eles se formam no verão e são atrativos para diversas aves silvestres, em especial psitacídeos, como papagaios, araras e caturritas.

- Um símbolo da aristocracia na história do Brasil, a primeira palmeira desta espécie foi plantada pelo então príncipe regente Dom João VI, em 1809. Todas as palmeiras-imperiais cultivadas no país, descendem desta primeira palmeira, que foi denominada Palma Mater e acabou fulminada por um raio em 1972. Assim, esta espécie recebeu aqui o nome popular de “imperial” e esteve ligada à monarquia e aristocracia, se popularizando mais tarde.

- Devido ao porte majestoso, a palmeira-imperial é ideal para acompanhar grandes construções, avenidas, amplos parques, alamedas centrais, prédios públicos e residências de grande porte, principalmente em duplas, grupos ou fileiras. Plantada isolada ou em jardins pequenos ela facilmente fica desproporcional.

- Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Ela responde bem à adubação, crescendo em velocidade. Fertilize com adubos próprios para palmeiras durante o período de crescimento. Aprecia o calor e a umidade tropicais, sendo menos resistente ao frio.

- Ainda assim, é possível cultivá-la em climas subtropicais e temperados amenos, em centros urbanos e vales, menos sujeitos a geadas e frio intenso. Resiste muito bem aos ventos, embora não seja tão flexível a ponto de tolerar tornados fortes, como algumas espécies de palmeiras.

 

 

FICHA TÉCNICA DA ESPÉCIE

- NOME POPULAR: Palmeira-imperial, Palmeira-real, Palmeira-real-brasileira

- NOME ESPECÍFICO: Roystonea oleracea (Sinonímia: Areca oleracea, Oreodoxa oleracea, Kentia oleracea, Gorgasia oleracea, Euterpe caribaea, Gorgasia maxima, Oreodoxa caribaea, Roystonea caribae, Oreodoxa regia, Roystonea venezuelana);

- FAMÍLIA: Palmae-Arecaceae; 

- POTENCIAL DE GERMINAÇÃO*: +/- 70%*;

- OCORRÊNCIA NATURAL: América Central, América do Norte, América do Sul, Antilhas, Colômbia, Trindade e Tobago, Venezuela;

- CLIMA: Temperado, Tropical, Tropical Úmido, Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico, Equatorial Amazônico;

- ALTURA MÁX:  30 - 40m;

- COPA (DIÂMETRO MÁX):  4 – 8m;

- ESPESSURA DO TRONCO (DIÂMETRO):  62 - 70cm;

- COMPORTAMENTO: Perenifólia;

- COR DAS FOLHAS: Verde brilhante;

- TAXA DE CRESCIMENTO: Germinação lenta, seguida de crescimento inicialmente moderado (+/-50cm/ano), acelera o crescimento após os primeiros anos de vida;

- FLORESCIMENTO: Grande, ornamental e pendente. Flores agrupadas em panículas axilares de 1,5m de comprimento.

- COR DAS FLORES: Branco-amareladas.

- FRUTO: Frutos pequenos, cilíndrico-alongados, arroxeados;

- CULTIVO: Sol Pleno.

 

 

**Fontes de Informação:

*Raquel Patro

*Testes de Germinação: Resultados sinalizados na ficha técnica do produto acima.

**Os Descontos incidem apenas sobre os produtos. Descontos não cumulativos entre si, nem com outros descontos e promoções do site.

 

 

 

Nota Excludente de Responsabilidade:

O Mundo Das Sementes utiliza métodos exclusivos e cientificamente comprovados de armazenagem de sementes à frio, com umidade controlada, que prolongam a viabilidade das sementes por até 2 anos*. Ademais, são realizados periodicamente testes de germinação, tudo a fim de assegurar que o produto que estamos comercializando é da mais alta qualidade.

Atentamos que a obtenção do sucesso na germinação depende somente da habilidade de quem as cultiva, o que nos isenta de qualquer responsabilidade, quanto a erro no procedimento, sobre o qual não temos nenhum controle. Deste modo, nossa garantia e o suporte oferecidos pelo Mundo Das Sementes, não cobrem plantios de sementes não realizados de acordo com os respectivos manuais de cultivo, originais do Mundo Das Sementes, elaborados especificamente para cada espécie. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

O uso do Serviço de Suporte exclusivo dos clientes do Mundo Das Sementes está condicionado à apresentação do respectivo número do Certificado de Autenticidade dos produtos Mundo Das Sementes recebido junto com o seu pedido.

Cada Certificado de Autenticidade é vinculado única e exclusivamente ao pedido específico junto ao qual foi enviado, não sendo aplicável a outros pedidos anteriores ou posteriores, ainda que tenham sido comprados pelos meios oficiais, sites, lojas e boutiques Mundo Das Sementes.

1 Pacote de Sementes (Zip); 1 Manual de Germinação e Cultivo;

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Cor: Verde
  • Marca: Mundo das Sementes
  • Bioma Nativo / Habitat Natural: Biomas Diversos
  • Comestibilidade: Não Comestíveis

Confira os produtos

google-site-verification=p17QTjin31uc0wiX8x8puN2u2B5C_IVOXa6rIN9xgec